Artemig destaca inovação regulatória e conquista prêmio durante a Bienal das Rodovias 2026

Agência participou dos principais debates do setor e recebeu reconhecimento nacional por contribuição científica em regulação e governança de concessões rodoviárias

A Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig) marcou presença na Bienal das Rodovias 2026, promovida pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), nos dias 17 e 18 de junho, em Brasília. Em seu primeiro ano de atuação, a Agência participou dos principais debates sobre o futuro da infraestrutura de transportes no país, reforçando seu compromisso com a inovação, a eficiência regulatória e a melhoria dos serviços prestados aos usuários.

Com o objetivo de conectar inovação, regulação e eficiência para transformar os transportes em Minas Gerais, a Artemig compartilhou experiências, apresentou resultados e contribuiu para a construção de soluções voltadas ao fortalecimento do setor rodoviário.

A programação contou com a participação de representantes da Agência em painéis estratégicos, como o diretor de Regulação, Carlos Alvisi,  que integrou o debate Repactuação e Revisão de Contratos: Novas Fórmulas, Novos Atores e o Equilíbrio do Programa de Concessões”, abordando os desafios e oportunidades para a sustentabilidade dos contratos de concessão e a evolução dos modelos regulatórios.

A diretora de Infraestrutura e Operação Rodoviária, Isabela Baruffi, participou do painel “Sujeito Atuante e Beneficiário: O Usuário como Referência da Regulação”, destacando a importância de colocar o cidadão no centro das práticas regulatórias e das decisões relacionadas à infraestrutura de transportes, garantindo serviços cada vez mais eficientes, seguros e alinhados às necessidades da população.

Já o diretor-geral da Artemig, Breno Longobucco, integrou o painel “O Presente da Regulação e a Regulação do Futuro pelas Agências”, discutindo o papel das agências reguladoras na construção de um ambiente mais moderno, transparente e eficiente para o desenvolvimento das concessões.

Além da participação nos debates, a agência conquistou o Prêmio Melhores Rodovias do Brasil: Contribuição Científica, promovido pela ABCR, na categoria Regulação e Governança das Concessões de Rodovias. O reconhecimento foi concedido ao trabalho “Metodologia OPEX em Fluxo de Caixa Marginal para Reequilíbrio Econômico-Financeiro em Concessão Rodoviária Estadual: Inovação Contratual no Lote 1 – Triângulo Mineiro (MG)”.

Essa premiação reforça o compromisso da Agência com a excelência técnica, a inovação regulatória e a busca por soluções capazes de promover concessões mais eficientes, sustentáveis e alinhadas ao interesse público.

Ao completar seu primeiro ano de atuação, a Artemig consolida sua presença nos principais fóruns nacionais de infraestrutura e regulação, fortalecendo o diálogo com especialistas, operadores e órgãos públicos para contribuir com o futuro da mobilidade e dos transportes em Minas Gerais.

Durante a Bienal, a Agência também apresentou sua nova viatura institucional, reforçando sua estrutura operacional e seu compromisso com uma atuação cada vez mais eficiente, próxima dos usuários e alinhada às melhores práticas regulatórias.